27 janeiro 2012

The Fiddler on the Green

Estava ouvindo hoje a música The Fiddler on the Green da banda Demons & Wizards, que por sinal, sem dúvida alguma, é a melhor "balada" que já ouvi até hoje.
Tentando entender o que Hansi e Jon quiseram dizer com a letra, me parece que falam sobre um acidente de carro onde uma menina acaba morrendo e apesar do nome da música sugerir, não tem nada a ver com a lenda do Fiddler's Green que seria tipo o céu, Valhalla dos piratas ou o Fiddler's Green de Neil Gaiman.
A música começa falando do que parece ser as familiares se lamentando pela morte da menina em:
"Sad voices they're calling
Our precious girl she can't be gone
How bitter this morning
When daddy's darling
Went out and started her day"

Na estrofe seguinte volta à noite anterior, à descrição de um sonho da menina onde ela encontra o Fiddler e o garoto:
"Wasn't there a dream last night
Like a spring never ending
Still the water runs clear
Through my mind
On the field I can see a fiddler
The fiddler on the green and the sad boy"

e o Fiddler lamentando um erro ao levar o garoto antes da hora e quase implorando, já que repete três vezes "Would you mind":
"I took him too early
Would you mind
Would you mind
Would you mind
If I take you"

Na terceira estrofe me parece o ponto de vista do garoto dizendo que quer ficar ao lado dela ou do próprio Fiddler falando para o garoto dando bastante ênfase no motivo para levar a menina já que repete quatro vezes:
"To be with you
To be with you
To be with you
To be with you"

Na próxima parece ser a descrição do acidente em si, de como estava o dia...
"The sun seemed bright
The air was clear
The air was clear
A trick of light
Turned red into green
She saw the light
Her face was pale
Her body smashed
Her beauty's gone"

Quando ele diz "A trick of light / Turned red into green" seria o Fiddler, com um truque, mudando a luz do semáforo de vermelho para verde enquanto a menina atravessava a rua. Vendo isso parece que a menina não aceitou a proposta do Fiddler e ele teve que utilizar outro meio para leva-la contra sua vontade. No verso "She saw the light" pode-se entender que ou ela viu uma luz enquanto ascendia ao céu ou então ela pode ter percebido o truque de luz do Fiddler ou ainda poderia ser os faróis do carro.

No verso "Isn't it a shame" parece que o Fiddler se envergonha de levar a menina por conta do erro anterior (ter levado o garoto antes da hora) ou pode significar também que ela ainda não concorda em ir com ele e ele continuaria a tentar convence-la dizendo que ele está só e esperando por ela. Reconhece mais uma vez seu erro em "Oh I really did fail for the first time".
Em "It would be nice" só posso entender que por conta do acidente a menina deve estar sofrendo com a dor e em uma última tentativa de leva-la com seu consentimento ele propõe leva-la para acabar com toda dor e sofrimento.

"Isn't it a shame
The reaper said
He is quite alone here
And still waiting for you
Oh I really did fail for the first time
Spoke the fiddler, poor old fiddler
The fiddler on the green
The fiddler on the green
It would be nice:

Take my hand

Just hold my hand
I'll take you there
Your pain will go away"

Pela capa do álbum presume-se que ela acaba indo com o Fiddler e o garoto mas até o fim da música não há uma confirmação se ela concorda ou não.





Interpretações a parte, é uma música excelente de um dos melhores álbuns que já ouvi!

E aí? Concorda com minha interpretação? Tem sua própria?

3 comentários:

Pikachu Sama disse...

Hahahha! Boa! Se o Blog for sempre tão profundo como esse post tem tudo para dar certo!! Muito bem!

Tadeu Ferreira disse...

Boa avaliação. Continue fazendo! Já leu o silmarillion? Seria muito bom uma análise assim das músicas do Nightfall do Blind Guardian. Sobre o fidler's green, é esse lugar para onde os que foram heróis em vida são levados quando morrem. Então está ligado a vida após a morte, que é o tema central da música.
No universo do Sandman do Gaiman o Fidler's Green, por ser um sonho tão recorrente, toma a forma humana.

timEU disse...

então... o Silmarillion é um projeto hehehe... Segundo o que você falou Fiddler's Green se assemelha muito a Valhalla! Mas pelo que andei lendo o Fiddler's Green seria mais um Valhalla para os piratas que passaram mais de 50 anos na ativa... xD